Occupy Wall Street (Ocupe Wall Street) é um movimento de protesto contra a influência empresarial na sociedade e no governo dos Estados Unidos, e contra a impunidade dos responsáveis e beneficiários da crise financeira mundial. As manifestações foram inicialmente convocadas pela revista canadense Adbusters e inspira-se nos movimentos árabes pela democracia, especialmente os protestos na Praça Tahrir, no Cairo, que resultaram na Revolução Egípcia de 2011.
As mobilizações começaram no dia 17 de setembro de 2011 e ainda continuam. No 1º de outubro, o protesto mobilizou de cinco a dez mil pessoas. Uma onda de protestos semelhantes ocorre em diversas outras cidades nos Estados Unidos (Boston, Chicago, Los Angeles, Portland, São Francisco, entre outras), na Europa e em outras partes do mundo.
A estratégia do movimento é manter uma ocupação constante de Wall Street, o setor financeiro da cidade de Nova Iorque, em protesto contra a desigualdade social, a ganância empresarial e o sistema capitalista como um todo. As pessoas se organizam em assembleias gerais, nas quais todas podem falar e participar das decisões coletivas. Os manifestantes indicaram que a ocupação será mantida "pelo tempo que for necessário para atendimento às demandas.
Manifestantes do movimento norte-americano “Occupy Wall Street” querem proteger a sua cria de uma maneira capitalista, segundo informou o colunista da Band Luiz Megale. Organizadores do protesto registraram a marca no escritório de patentes de Nova York.
Eles querem usar a grife para vender adesivos, camisetas e para usar em jornais e malas-diretas. A decisão, de acordo com Megale, pode provocar uma batalha na Justiça, já que uma empresa de investimentos do Estado do Arizona registrou a mesma marca no mesmo dia (24 de outubro), em um escritório local.
A marca “Occupy ST” já havia sido patenteada uma semana antes, no dia 18, por um cidadão de nome Robert Maresco. Ele jura que se identifica com os manifestantes e que deseja espalhar a marca sem faturar com ela, diz Megale.
O movimento Occupy Wall Street completa um mês e meio e é bem-comportado. Segundo o correspondente da Band, as marchas ocorrem somente aos fins de semana para atrapalhar ao mínimo o trânsito local. Além disso, os manifestantes limitaram as batucadas a quatro horas, sempre em horário comercial.
essa foto abaixo representa a porcetagem das pessoas nao financeiramente equilibradas dos EUA e os outros 1% sao os arrobadinhos que voce ve nos filmes :D
na minha opiniao ,se todos se mobilizarem chegaremos a uma politica trasparente uma nova democracia
Via: Chorao.
Nenhum comentário:
Postar um comentário